Costumo ter vertigens

Costumo ter vertigens… Quando me devo preocupar?

Saiba primeiro o que é uma vertigem. Vertigem é uma sensação de tudo a andar à roda ou uma sensação de que os objetos se estão a mexer ou movimentar,… mesmo quando o indivíduo está quieto. Muitas vezes, são acompanhadas de náuseas e vómitos.

As vertigens são, algumas vezes, difíceis de distinguir da tontura forte ou da cabeça atordoada ou da falta de equilíbrio ou da dificuldade em estar de pé. Mais de 90% das vertigens são devida a, doenças dos ouvidos (labirintite, neurite vestibular, vertigem posicional paroxística benigna, otite, acumulação de cera, otosclerose, herpes zooster, tumor e doença de Meniére), à ansiedade, enxaqueca, esclerose múltipla e a medicamentos.

E quando é que as vertigens podem ser ocasionadas pelo acidente vascular cerebral (AVC)?

As vertigens podem ser provocadas pelo AVC, se:

1. nunca tiverem sido referidas pelo doente

2. não se associarem a zumbidos

3. não existir doença nos ouvidos

4. não existir surdez prévia no doente (a surdez prévia aponta para doenças dos ouvidos)

5. o desequilíbrio for severo (com incapacidade para andar)

6. existir fala arrastada

7. houver perda de força no braço ou na perna

8. estiver com visão dupla

9. estiver com dificuldade em engolir (disfagia)

10. existirem movimentos descoordenados ou desajeitados ou tremores grosseiros

Importa referir, contudo, que a grande maioria dos AVC causa somente vertigens,… não se verificando, portanto, qualquer um dos sintomas neurológicos, acima descritos, para além do desequilíbrio severo com tendência para a queda (o desequilíbrio é menos grave nas outras causas de vertigens).

Sempre que alguém sofrer de um primeiro episódio de vertigens (com ou sem vómitos, agravadas ou não pelas alterações da posição da cabeça), que não se associe a zumbidos, surdez prévia e a doença visível nos ouvidos (todos estes aspetos tem que estar presentes)

Ou

Sempre que alguém sofrer de um primeiro episódio de vertigens (com ou sem vómitos), acompanhadas de uma incapacidade para andar ou manter de pé, fala arrastada, visão dupla, dificuldade em engolir, perda de força no braço ou perna e falta de coordenação nos movimentos ou tremores intensos

o melhor é:

Telefonar para o 112 (INEM) e dizer com precisão, o que está a sentir, fornecendo em simultâneo, o máximo de informação de acordo com o que acima foi descrito,… de modo a sensibilizar quem atende o telefone, para a necessidade do transporte urgente, para um grande serviço de urgência hospitalar.

A Associação Portuguesa de AVC (APAVC) recomenda que, todas as pessoas que sofram de vertigens, não relacionadas com a presença de doença nos ouvidos, realizem uma ressonância magnética à cabeça, na medida em que, só este exame pode identificar com mais certeza, o acidente vascular cerebral (AVC)… Não permitam que seja efetuado, somente, uma TAC à cabeça, uma vez que, este exame avalia (vê) mal o cerebelo e uma zona do cérebro, chamada de tronco cerebral, locais onde mais se podem encontrar as causas das vertigens.

Sempre que uma pessoa não consiga distinguir a vertigem, da tontura forte, da cabeça atordoada ou do desequilíbrio, nunca anteriormente referenciado devem recorrer urgentemente a um médico, para que sejam sujeitos a uma avaliação clínica e radiológica atempada,… mesmo que, se saiba que mais de 95% das tonturas não se devam a AVC.

Sempre que achar que a sua situação clínica não foi bem conduzida, conte com o apoio da Associação Portuguesa de AVC (APAVC).Parte inferior do formulário