Educação para a Saúde
A Educação na Área da Saúde costuma ser sempre um dos grandes objetivos de qualquer governo. Mas na prática ela habitualmente tímida e titubeante. Pois bem, a Associação Portuguesa de AVC (APAVC) porque é composta por um conjunto, de certo modo significativo, de vários tipos de profissionais de saúde, designadamente, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos da área da saúde, é uma das poucas Instituições do País que tem disponibilidade de minimizar a falta de conhecimento dos portugueses, na área da saúde, com a vantagem de ser praticada de forma completamente voluntária e portanto desprovida de custos para o País.
A APAVC tem tido um assinável êxito neste âmbito, porque dispõe de conteúdos altamente atraentes e de voluntários desinteressados, determinados e proativos. As matérias mais versadas têm a ver, sobretudo, com os fatores de risco e as doenças que favorecem o aparecimento do AVC. O modo como reconhecer e agir perante a suspeita de um AVC é, para a APAVC, o tema mais empolgante e a tarefa mais recompensadora. Intervimos e continuaremos a intervir em todos os setores da sociedade e junto dos mais variados grupos profissionais, sem esquecermos de suscitar a importantíssima colaboração da comunicação social, um aliado poderoso neste contexto.
A educação na área da saúde é um trabalho que nunca terá fim e, assim sendo, vamos continuar a promover ações de formação, privilegiando, os seguintes setores sociais:
1 – bombeiros, polícias, trabalhadores da segurança privada
2 – pessoal do setor social e cuidadores informais
3 – empresas privadas, com pelo menos 20 trabalhadores
4 – trabalhadores dos centros comerciais, grandes supermercados, grandes lojas, ginásios, tribunais, etc.
5 – câmaras municipais, juntas de freguesia
6 – instituições e empresas públicas
7 – associações comerciais, industriais, profissionais
8 – escolas primárias, secundárias, institutos politécnicos, universidades
A abertura de todos os setores da sociedade, a este gigantesco projeto educacional, tem sido surpreendente e tem-nos permitido realizar uma viagem conjunta extraordinária, em direção a um entendimento mais e mais profundo do que é o AVC e seus fatores de risco.
A APAVC nunca desistirá de incutir a dinâmica que tente contrariar os comportamentos mais nocivos e nunca negará a oportunidade que todos têm, em evitar as doenças cardiovasculares, em geral e o AVC, em particular.