top of page

A Associação Portuguesa de AVC em Vila Nova de Cerveira

Mais de 60 idosos de centro de dia e centro de convívio, profissionais de cozinha e técnicos das IPSS do concelho participaram, na quinta-feira, no Workshop dedicado à “Dieta Mediterrânica – A Escolha dos Alimentos” e em rastreios a doenças cardiovasculares, numa estreita parceria entre o Município de Vila Nova de Cerveira e a Associação Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (APAVC). A Vice-presidente, Carla Segadães acompanhou a iniciativa, realçando a sua importância.


Enquadrada na Semana da Saúde, a ação revelou-se bastante oportuna, dado terem sido detetadas três suspeitas fortes de fibrilhação auricular e uma arritmia cardíaca, frequente nas pessoas mais idosas e que propicia o aparecimento do AVC.

Os técnicos da APAVC presentes na ação dinamizaram ainda uma formação sobre a dieta do mediterrâneo, elucidando os presentes de que, por um lado, “come-se demais e comemos demasiadas proteínas e fritos” e, por outro lado, “ingere-se poucas leguminosas, oleaginosas, sementes, especiarias, verduras, legumes e fruta”.


Neste sentido, foi abordada a importância de se enveredar pela dieta do mediterrâneo que prioriza os produtos alimentares frescos, promove a ingestão de uma grande variedade dos alimentos e recomenda vários métodos de confeção das refeições.

Preocupada com o estado com a saúde dos seus munícipes e com a literacia em saúde dos seus concidadãos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem procurado encontrar soluções que visem atenuar as lacunas existentes este âmbito.


A parceria com a Associação Portuguesa de AVC (APAVC) tem como objetivo implementar um programa comunitário que privilegie a educação em saúde e o rastreio permanente das doenças cérebro-cardiovasculares.

#VilaNovadeCerveira #CerveiraViva #PolíticadeProximidade #OuvirCerveira #avc #APAVC #saude #seniores #rastreios #dietamediterranea


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page