A Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, distingue a Associação Portuguesa de AVC, pelas suas boas práticas, no domínio da Educação em Saúde. A Associação Portuguesa de AVC (APAVC) e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo desenvolvem há vários anos, uma profícua parceria no domínio da Educação em Saúde. Essa cooperação só tem sido possível porque, o seu Diretor Dr. Nelson Serôdio e as Responsáveis pelos programas de saúde escolar, Dra Fátima Carvalho e Dra Célia Simões, acreditam na relação direta e estreita que existe, entre os níveis de literacia em saúde e o rendimento escolar ou a saúde dos seus alunos. Sabem que os estudantes mais alfabetizados adotam os estilos de vida mais salutares e estão mais preparados para lidar com as doenças crónicas mais banais.
A Escola pode e deve contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa. A OMS, a UNESCO e a Direção Geral do Ensino não têm dúvidas que a literacia em saúde salva vidas e, por isso, defendem que a promoção da saúde seja parte integrante do Sistema Educativo. As pessoas com mais conhecimentos em saúde, vivem melhor, têm uma longividade acrescida, não sobrecarregam os sistemas de saúde, faltam menos ao trabalho e são mais produtivas.
A Escola Francisco Rodrigues Lobo foi pioneira em ensinar os seus alunos a reconhecer e agir perante a suspeita de AVC. Tem estado na vanguarda da promoção dos comportamentos saudáveis e na preparação dos seus alunos. E, finalmente, está na dianteira do combate à desinformação que se tem instalado no país, no âmbito da nutrição, divulgando com afinco, a melhor dieta da Humanidade, a Dieta de Mediterrâneo. Todo este meritório trabalho, coloca-a no pináculo das Escolas que merecem ter o título de Escola Promotora de Saúde.
O Presidente da Associação Portuguesa de AVC

Imagem. Entrega da escultura que símboliza o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela APAVC, na Escola Francisco Rodrigues Lobo. Da esquerda para a direita: Dra Fátima Carvalho (Responsável pelo Programa de Saúde Escolar), Dr. Nelson Serôdio (Diretor da Escola), Dr. Fernando Venâncio (Presidente da APAVC) e Dra Célia Simões (Responsável pelo Programa de Saúde Escolar).