O ano de 2022 foi o ano em que a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AVC (APAVC) desenvolveu o seu projeto educativo junto das universidades seniores em todo o país. De Monção a Portimão voluntários da APAVC abordaram em diferentes instituições desde empresas a escolas, os temas “como reconhecer e agir perante a suspeita de AVC”, “dieta do mediterrâneo”, “alcoolismo”, “porque não devemos fumar” e “como te manteres saudável”. A APAVC que dispõe e continua a produzir alguns dos conteúdos mais atrativos na aréa da literacia em saúde, destinados às populações entre os 8 e 88 anos, não desistirá nunca em chegar a todos aqueles que nos dão o privilégio de estarem presentes nas ações formativas dos nossos voluntários.
A APAVC é pioneira em capacitar a população a realizar, ela própria, o diagnóstico de AVC, ensinando-a a usar o SAFE, uma metodologia sua propriedade intelectual, de fácil compreensão e memorização que habilita qualquer cidadão a identificar um possível AVC, ao mesmo tempo que, incute a necessidade de telefonar para o número de telefone de emergência, com o máximo de rapidez.

CLÍNICA PREVENTIVA
Na clínica preventiva continua a desenvolver o projeto de rastreio cerebrovascular mais completo em Portugal. Com alguma frequência, tem realizado também ações de rastreio de alguns dos fatores de risco para o AVC, em juntas de freguesia e escolas.
A APAVC ADQUIRIU EQUIPAMENTO PARA RASTREIOS EM MASSA DA FIBRILHAÇÃO AURICULAR
A APAVC, detentora da tecnologia mais fiel, para realizar o rastreio em massa da fibrilhação auricular, uma das doenças, que mais causa AVC, tem continuado com as suas habituais ações de rastreio, embora dirigida, por enquanto, a pequenos grupos de pessoas. É sua intenção associar-se a diferentes câmaras municipais, de modo a garantir que nessas ações, estejam presentes o maior número possível de cidadãos.