O que é a Via Verde do AVC?
A via verde do AVC é um mecanismo criado pelas autoridades de saúde, destinado a transportar rapidamente uma eventual vítima de AVC, do local onde se encontra, para um hospital qualificado para tratar o AVC, onde estará uma equipa de profissionais e meios imagiológicos prontos a agir e operar.
Dito de outro modo, é uma espécie de autoestrada, que vai permitir ao doente, ir velozmente, do local onde se encontra, até à sala de emergência do hospital, melhor apetrechado para tratar o AVC.
Só a ativação da via verde, permite que a vítima de AVC seja transportada para um hospital com competência para o tratar.
A via verde do AVC é a melhor maneira dos médicos conseguirem a recuperação total do doente, uma vez que, quanto mais cedo chegar ao hospital, mais cedo se inicia o tratamento e melhores serão os resultados.
Num AVC isquémico originado pelo entupimento de uma grande artéria, os médicos conseguem recuperar, praticamente na totalidade, um em cada dois doentes com AVC grave, que cheguem ao hospital, até uma hora e meia depois do início dos sintomas.
Se as vítimas chegarem ao hospital já decorridas 3 horas, os médicos só conseguem recuperar, um em cada três doentes com AVC grave. Por fim, se os doentes chegarem ao hospital decorridas 6 ou mais horas, depois do início dos sintomas, a possibilidade da sua recuperação, baixa consideravelmente.
Em conclusão, quanto mais cedo chegar ao hospital, melhor será para o doente e maior será a possibilidade do doente ficar quase ou completamente, recuperado. O tratamento do AVC exige meios diagnósticos e terapêuticos sofisticados e recursos humanos competentes, que só estão disponíveis em determinados hospitais, espalhados pelo País.
Em circunstância alguma, se dirija a um hospital, no vosso próprio veículo ou de táxi ou transportado por ambulância, que não tenha sido ativada pelo INEM.