Costumo ter dormência ou formigueiros
Costumo ter dormência, adormecimento ou formigueiros no braço ou na perna… Quando me devo preocupar?
A dormência, adormecimento ou os formigueiros são sintomas bastantes comuns. Surgem sempre que um nervo seja comprimido, ao sentar-se numa cadeira dura, ao cruzar as pernas ou deitar-se sobre o braço, etc. Costumam passar em poucos minutos, logo que a pessoa mude de posição.
Os diabéticos, as pessoas que têm os nervos comprimidos a nível da região do pescoço ou da região lombar (devido a artrose, artrite, hérnia discal, estreitamento do canal medular), sofrem muitas vezes desses sintomas.
Outra causa comum de dormência ou formigueiros é a síndrome do túnel ou canal cárpico, que costuma originar esses sintomas no punho, mão e dedos (polegar, indicador e dedo médio), sobretudo, à noite e com a realização de certas tarefas. Existem, todavia, muitas outras causas.
A dormência, adormecimento ou formigueiros do braço, mão, dedos da mão, ou da perna, pé, dedos dos pés, só poderá levantar a suspeita de AVC, se:
-
permanecerem, apesar da mudança de posição do braço, perna ou corpo
-
aparecerem pela primeira vez
-
não puderem ter outra explicação óbvia
-
estiverem presentes no braço e na perna, ao mesmo tempo
-
estiverem presentes na face e no braço ou, na face e na perna, ao mesmo tempo
-
estiverem presentes numa metade do corpo (face, braço, tronco, barriga, perna), ao mesmo tempo
Se a dormência ou o formigueiro tiver estas características e não se acompanhar de quaisquer outros sintomas, não fique muito preocupado,…mas telefone, mesmo assim, para o 112 e diga com determinação, a que horas é que começaram esses sintomas, nunca até à data referidos e em que áreas do corpo é que os sente, ao mesmo tempo. Siga as instruções da pessoa que o está a atender, sendo o mais correto é que venha a ser transportado, rapidamente, para um serviço de urgência de um grande hospital.
O AVC que origina somente dormência e/ou formigueiros,… é designado pelos médicos, como AVC puramente sensitivo, felizmente acompanhado de uma evolução muito favorável, por não ocasionar sequelas demasiado graves e muito menos a morte.