top of page

Quais os sintomas mais fiéis do AVC

Os sintomas ocasionados pelo AVC podem ser muito diversos. Alguns são todavia mais fiéis que outros. Quaisquer que sejam,… todos eles têm dois traços em comum:

  1. iniciam-se repentinamente (de um minuto para o outro).

  2. são novos, quer dizer, nunca foram registados ou reportados pelo doente.

Sempre que estejamos perante a suspeita de AVC é, fundamental saber, se o doente já sofreu de algum AVC ou de uma qualquer outra doença neurológica, que possa ter ocasionado esses mesmos sintomas. Dito de outra maneira, é preciso saber, se os sintomas são antigos,… prováveis sequelas de AVC prévio.

Só tendo presente estas duas características é que se pode saber,… se os sintomas agora presentes, podem ser devidos a um novo AVC, ou seja, a um AVC agudo.

Os sintomas, ora são facilmente reconhecidos, ora são bastante discretos e passar quase despercebidos. Nas situações em que são bem visíveis, a sua intensidade pode ser máxima, ao fim de alguns minutos ou,…pode agravar-se com o passar do tempo.

De entre os sintomas destacam-se 3, que são na verdade, os mais fiéis ou mais específicos de AVC. Todos eles são tradutores de alguma forma de falta de força.

  1. Face assimétrica ou torta (boca ao lado)
    Significa que metade da cara ficou com menos força ou mesmo paralisada
    Se pedirmos à vítima para sorrir, ela mexe bem um lado da face e mexe mal o outro, o lado que está com falta de força.

  2. Falta de força no braço / mão ou na perna ou, no braço e perna, ao mesmo tempo
    A falta de força pode ser ligeira ou acentuada. A primeira pode ser difícil de identificar e a segunda costuma ser facilmente percebida. Por vezes, os doentes dizem que o braço e/ou perna não quer obedecer ou, não quer responder ou, está (ão) preguiçoso(s), sentem o braço e/ou perna preso(s), braço e/ou perna entorpecido(s) ou, referem que a perna arrasta enquanto caminha. Quando a falta de força na perna é, ainda mais intensa, o doente pode acabar por cair, mantendo-se na maioria das vezes consciente.
    Alguns doentes apresentam, sobretudo, falta de força na mão. Deixam cair ou não conseguem agarrar os objetos, não são capazes, por exemplo, agarrar um copo, de apertar os botões, mexer no comando da TV, lidar com o telemóvel, etc.

  3. Fala arrastada ou presa; fala palavras estranhas; fala palavras que não se entendem; fica incapaz de falar.  Estas queixas são usualmente consequência de alguma forma de paralisia, na face, boca, língua ou laringe. Por razões diferentes, a vítima de AVC pode mesmo, perder a capacidade de falar

 

Por esta razão, o AVC é conhecido como a doença dos 3Fs,… Face torta ou assimétrica,… Falta de força no braço e/ou perna,… Fala arrastada, presa ou fala palavras estranhas.

Como já foi referido, o AVC pode provocar outros sintomas, todos eles menos específicos, mas mesmo assim representativos. Se quiser saber mais sobre outras queixas de AVC, consulte "O AVC pode causar outros sintomas". 

bottom of page